O que proucuras?

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Tricotilomania, Eu Tenho

Resolvi falar disso aqui no blog, não porque eu me orgulhe de ter isso, ou porque acho interessante, pra falar a verdade eu odeio ter isso, acaba com a estética :\
Tudo começou quando eu comecei a ver uma amiga minha fazendo isso aos 12 anos de idade, ou seja a 10 anos atrás, eu a vi fazendo e em alguns dias lá estava eu iniciando esse TOC (Transtorno Obessecivo Compulsivo).
Como qualquer TOC não é nada fácil parar, o que muita gente acha que é falta de vontade, mas como eu posso parar de fazer algo que a maioria das vezes eu não percebo que estou fazendo?
Por sorte tem tratamento ! Esse é um dos meus objetivos para 2012, me tratar quanto a isso ...

Vou esplicar um pouco sobre esse transtorno.
Primeiramente esse é o meu caso ...


Tricotilomania é uma doença que é mais conhecida por seus sintomas do que pelo seu nome. Pessoas que sofrem desse distúrbio de controle de impulsos arrancam os fios de cabelo para controlar a ansiedade e o nervosismo. Algumas enrolam os fios no dedo para depois puxá-los. Nos casos mais graves acabam ficando calvas ou com grandes falhas no couro cabeludo.

O ato de arrancar os fios de cabelo não ocorre, geralmente, na presença de outras pessoas (exceto membros da família imediata), e em situações sociais isso pode ser evitado.*

Pessoas que sofrem de TTM, costumam brincar com os cabelos que arrancam, examinando a raiz. Essas pessoas sabem perfeitamente que esse comportamento não faz sentido algum, e por isso envergonham-se e tentam esconder a TTM.

A verdade é que ainda não se sabe qual é a causa da Tricotilomania e pesquisas ainda estão sendo efetuadas com fins de descobrir mais sobre esse distúrbio.
Casos de tricotilomania tem cura, e médicos afirmam que a depressão e o estresse causados por algum trauma (quando criança ou adulto) podem ser fatores desencadeantes da doença. Terapias (alternativas e tradicionais) funcionam em 60% dos casos. Em outros, medicamentos, como antidepressivos, são indicados.

Esse mal atinge principalmente as mulheres. Na maioria das vezes, elas não conseguem sair das crises sozinhas; precisam de ajuda psicológica de profissionais e parentes próximos. Conhecida por afetar gravemente a auto-estima, a tricotilomania resulta em reclusão e depressão. As poucas pessoas que conseguem tratar o distúrbio conseguem ter uma vida normal e feliz novamente. Uma vez recuperada dos traumas, há chances de os fios de cabelo voltarem a crescer. Contudo, o processo demora, em média, de dois a seis anos.

Especialistas recomendam que, ao primeiro sinal do problema, um médico deva ser consultado.

> Mais fotos retiradas do Google ...





* Eu faço na frente de qualquer pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário